A Diocese de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, lançou no dia 20 de novembro, em comunhão com o 3º Ano Vocacional do Brasil, na Romaria ao Santuário de Caaró, o ano diocesano das vocações e juventudes. A celebração contou com a presença do bispo diocesano, Dom Liro Meurer, diversos padres, religiosas e seminaristas.
Os momentos formativos também são intensos na Diocese que está na região das Missões Jesuíticas. No sábado, 26 de novembro, aconteceu o Congresso Vocacional com a participação das Equipes Vocacionais Paroquiais de toda a Diocese. Ao longo do dia, 54 Animadores Vocacionais refletiram e discutiram o Vocacional Nacional e o trabalho das equipes para o próximo ano.
A comunidade dos Três Mártires, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, município de Entre-Ijuis (RS), realizou no dia 08 de dezembro, momento de formação e celebração com os ministros, catequistas e lideranças das comunidades da paróquia. O encontro foi permeado pelo tema do Ano Vocacional Nacional e refletiu sobre a juventude e o trabalho de acolhida e cultivo vocacional como comunidade.
A localidade que sediou a formação dinamizou um momento orante e confeccionou o logotipo oficial do Ano Vocacional em forma de almofada. O símbolo foi utilizado como forma de lembrete, para que a comunidade adotasse um jovem da localidade para rezar pelo seu caminho de discernimento e escolhas de vida. O material ficará em exposição na comunidade durante as celebrações, orações e encontros e acompanhará a vela e o cartaz do Ano Vocacional, como forma de lembrar a comunidade seu compromisso de oração pelo jovem, e seu caminho de discernimento e escolhas.
Por Diocese de Santo Ângelo