Simpósio dinamiza Ano Vocacional na Arquidiocese da Paraíba

IMG_5227

Para fomentar a vivência do Ano Vocacional promovido pela Igreja no Brasil, o Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição, da Paraíba (PB) está realizando o Simpósio Teológico-Pastoral. A atividade reflete o tema: “Graça e Missão. ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32-33)”.

O evento, que acontece na cidade de João Pessoa (PB), teve início na segunda-feira, 27 de fevereiro, com a presença de Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, que é bispo diocesano de Caicó (RN) e referencial da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Nordeste II. O Simpósio acontece até a próxima sexta-feira, 03 de março.

Na abertura, Dom Antônio explicou que a vocação não tem uma definição pronta. Ela é algo que toca profundamente o ser humano e dá sentido à sua vida. É pura graça de Deus, que chama e envia aqueles a quem Ele quer. De sua parte, o vocacionado deve preocupar-se em experimentar a intimidade com o Senhor e com a sua comunidade eclesial, para ser capaz de discernir com seriedade o seu chamado e responder a Deus com total liberdade.

“O espírito do ano vocacional é mexer com os diversos segmentos da Igreja para que todo mundo pense na sua vocação. Todo mundo tem uma vocação, muita gente já está respondendo a essa vocação, mas às vezes algumas pessoas vivem de forma automática, e vão vivendo sem saboreá-la. Santo Inácio de Loyola diz na introdução aos exercícios espirituais que não é o muito saber que sacia e satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente. Então, o ano vocacional é para sentirmos e saborearmos internamente nossa vocação. Sentir gosto pela vocação. É isso que aquece nosso coração. E com um coração aquecido vamos longe”, explicou Dom Antônio.

Para o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz OFMCap., que presidiu a Missa de abertura do Simpósio, o Ano Vocacional é uma ocasião especial para cada fiel refletir sobre o chamado de Deus. “O tema deste ano é oportunidade abençoada para todos refletirem sobre sua própria vocação, o próprio ministério, sobre o sentido da própria vida. A Arquidiocese da Paraíba vive um kayrós com a realização deste Simpósio, sobretudo por acontecer no Seminário, que é o lugar de formação por excelência para nossa Igreja arquidiocesana, para o clero, para os leigos, enfim para todos os missionários”, enfatizou o bispo.

O evento deverá ainda discutir temas como a vocação laical nas Novas Comunidades, o Diaconado no Novo Testamento e a vocação e missão dos religiosos. Todos os assuntos serão abordados à luz do magistério do Santo Padre, o Papa Francisco.

Veja mais