A Diocese de Janaúba (MG) celebra o 3° Ano Vocacional do Brasil promovendo diversas atividades em prol da animação vocacional. Dentre estas atividades está a Jornada Vocacional Diocesana, cujo principal objetivo é a promoção da Cultura Vocacional em todo o território da Diocese.
A Jornada teve início no dia 11 de fevereiro, com a bênção da Cruz e do Ícone do Imaculado Coração de Maria, padroeira da Diocese, e também sobre os missionários que estarão a frente desta peregrinação. A iniciativa é realizada através da visita destes dois sinais: Cruz e Ícone, às cinco foranias que formam a Diocese, percorrendo todas as 33 paróquias.
Os fiéis se unem em oração, em prol das vocações diante da Cruz e do Ícone, rezando o Terço Vocacional, Horas Santas Vocacionais e Missas. Estas orações e celebrações sempre são finalizadas com o pedido, “Enviai, Senhor, operários, pois a Messe é grande e os operários são poucos”, orientada pelo bispo diocesano, Dom Roberto José da Silva.
A Jornada é formada por duas partes: pré-Jornada e Jornada. Após o percurso regional, a peregrinação da Cruz e do Ícone se encerra com um encontro em âmbito forânico, reunindo os jovens e todo o povo de Deus, em uma pré-Jornada para rezar, refletir e partilhar sobre a temática vocacional.
Esta peregrinação pelas foranias se encerrará em uma Jornada Diocesana, agendada para o dia 29 de outubro, em Janaúba, sede da Diocese, dia em que também será celebrado o Dia Nacional da Juventude. Na ocasião ocorrerá uma Feira Vocacional. Será um momento oportuno, para que os jovens possam conhecer os diversos movimentos, congregações, comunidades de vidas, pastorais e institutos que se fazem presentes na Diocese.
Em sua Carta de abertura do Ano Pastoral 2023, afirmou Dom Roberto que “neste ano, queremos ajudar cada pessoa a crescer na consciência de que toda vocação é expressão do amor de Deus e não uma função: Se exercemos funções na Igreja, isso é uma forma de concretizar aquilo que vem primeiro, que é amar como Jesus amou. Jesus, A palavra deve estar no centro”.
Ademais, ainda diz: “estão entre os objetivos específicos deste Ano Pastoral e Vocacional: aprofundar a teologia da graça e da missão; acompanhar cada jovem em seu protagonismo e serviço à missão; despertar e acompanhar as vocações à vida consagrada, ao ministério ordenado e à vida familiar; intensificar a prática da oração pelas vocações; e fomentar o serviço de animação vocacional em âmbito pessoal, familiar, comunitário, paroquial e diocesano”.
Sob a intercessão e a proteção do Imaculado Coração de Maria e iluminados pela Cruz de Jesus Cristo, a Diocese de Janaúba segue animando as vocações e despertando os nossos jovens ao chamado de que toda vocação é graça e missão.