Dom Salm no segundo dia do Seminário Vocacional Nacional: “nós, cristãos, somos chamados a dar a vida”

notícias (Apresentação (43)) (3)

O bispo da diocese de Novo Hamburgo (RS) e coordenador geral do Seminário Vocacional Nacional, dom João Francisco Salm, presidiu na manhã deste sábado, 20 de maio, a Celebração Eucarística, dando início às atividades do dia. Aos participantes reunidos na igreja principal do Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), dom Salm dirigiu palavras de força e encorajamento aos leigos, e aos vocacionados à vida religiosa e consagrada.

Segundo o bispo, o chamado vocacional é direcionado aos corações de todos os fiéis, que podem se dedicar a serviço da igreja, atuando dentro ou fora dela. Dom Salm, porém, advertiu que a vida cristã, seja ela leiga, religiosa ou consagrada, não deve ser vivida na individualidade, mas no serviço à comunidade, doando sua vida pela missão que assumiu: “Nós, cristãos, somos chamados a dar a vida. Quem não quer dar a vida, não é cristão”, ressaltou.

O I Seminário Vocacional Nacional medita o tema: “Vocação: graça e missão”, sob o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. Nesse espírito, Dom Salm exortou aos presentes que Cristo Jesus veio ao mundo para trazer uma vida nova, e essa vida somente pode ser vivida em completa união com os irmãos de fé. “A pessoa humana que encontra o Senhor, e vê sentido em segui-lo, deve dar a sua vida pelo bem dos demais”.

Após a Missa, os integrantes participaram de um momento de descontração durante o café da manhã, onde puderam conversar sobre as suas primeiras impressões do seminário. Em seguida, o padre Valdecir Ferreira, presbítero da Diocese de Apucarana (PR) e membro do Instituto de Pastoral Vocacional, conduziu o 2ª colóquio do evento, discutindo a antropologia da vocação sob o olhar teológico. “A vocação é um processo, ou seja, mistério que Deus trás para nossa vida”, disse. Ainda segundo ele, a vocação de cada indivíduo, seja ela qual for, deve levar a uma relação com os irmãos. “A teologia aponta a pessoa como um ser de relações”, completa. 

Texto e fotos: Luiz Oliveira
Edição: Lindolfo Souza

O álbum de fotos da manhã do segundo dia de evento pode ser acessado em: SEMINÁRIO VOCACIONAL – DIA 2 – MANHÃ

Veja mais