Nesta segunda-feira, data em que a Igreja celebra o Dia do Padre, Dom Cleocir Bonetti, bispo da Diocese de Caçador (SC) e referencial para os Presbíteros, da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou uma mensagem especial em vídeo, agradecendo e encorajando os milhares de sacerdotes que dedicam suas vidas às comunidades em todo o país.
A data é celebrada em memória litúrgica de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, proclamado padroeiro dos sacerdotes pelo Papa Pio XI em 1929. Em todo o Brasil, paróquias e dioceses realizam homenagens para reconhecer a importância e a doação dos presbíteros.
Em sua mensagem, Dom Cleocir manifestou sua “profunda e sincera gratidão pelo trabalho realizado” pelos clérigos. Ele destacou o expressivo número de sacerdotes no país e a relevância de sua missão: “pelos mais de 22 mil padres do nosso Brasil. Que maravilha esta missão!”, exclamou o bispo.
A mensagem também insere a celebração no contexto mais amplo do Mês Vocacional, tradicionalmente vivido pela Igreja no Brasil em agosto. O vídeo, que apresenta o lema vocacional para 2025, “Peregrinos porque chamados”, reforça o chamado contínuo não apenas à vocação sacerdotal, mas a todas as vocações dentro da Igreja.
Dirigindo-se diretamente a seus irmãos de ministério, Dom Cleocir ofereceu palavras de encorajamento para os desafios da jornada. “Continue firme. Vamos em frente nessa bela missão de anunciar o Reino de Deus, de promover a vida, de promover a esperança”, afirmou.
Ele concluiu sua fala reiterando o reconhecimento pelo serviço prestado: “Parabéns e muito obrigado pelo trabalho que vocês todos realizam”. A mensagem, divulgada pelos canais do Serviço de Animação Vocacional (SAV/PV) da CNBB, ressoa como um importante gesto de valorização e apoio a todos os padres que atuam nas mais diversas realidades do Brasil.
Acesse abaixo o vídeo na íntegra: