Teve início nesta segunda-feira, 15 de setembro, em Brasília (DF), a Reunião Ampliada da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que reúne representantes de diversas instituições e organismos ligados à vida consagrada e aos ministérios ordenados, começou com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES) e presidente da Comissão, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ.
Em sua homilia, inspirada na celebração de Nossa Senhora das Dores, Dom Ângelo Mezzari destacou a figura de Maria de pé, junto à cruz de Jesus, como modelo para toda vocação e missão na Igreja. Ele sublinhou que a compreensão profunda de qualquer chamado passa, necessariamente, pela aceitação da cruz.

“Não há compreensão profunda de nenhuma vocação ou missão sem a cruz. E talvez esta seja, hoje, a grande tentação vocacional, formativa e ministerial: a dicotomia entre a vida e a cruz, como se a paixão e a morte não fizessem parte das consequências da resposta, mas também da profundidade e do sentido de todo chamado”, afirmou o presidente da Comissão.
Dom Ângelo recordou que, assim como Maria, a Igreja é chamada a estar de pé diante dos desafios, associando-se ao sofrimento de Cristo e da humanidade. “É toda a Igreja que está ao pé da cruz, sofrendo com Ele. Nosso olhar é de uma Igreja que vai caminhando junta, acolhendo os sofrimentos, as dores, as alegrias e as esperanças desta humanidade”, refletiu.
Após a celebração eucarística, os trabalhos do dia continuaram com a sessão de abertura oficial, conduzida pela presidência da CMOVIC. Em seguida, os participantes e as instituições presentes foram apresentados, fortalecendo os laços de comunhão e colaboração.
Para aprofundar as discussões, os presentes foram divididos em grupos, permitindo que cada organismo e instituição possa debater suas demandas específicas e partilhar suas experiências pastorais.






O encontro segue com sua programação de reflexões, partilhas e planejamentos até a próxima quinta-feira, 18 de setembro.