No último dia 1º de agosto, às 19h, a Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília, foi o local da Santa Missa de Abertura do Mês Vocacional, presidida pelo Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers. O evento contou com a presença de leigos, religiosos e religiosas, e ministros ordenados, além de uma grande audiência que acompanhou a transmissão ao vivo pelas redes sociais da CNBB.
Durante a homilia, Dom Ricardo Hoepers destacou a importância do discernimento vocacional, enfatizando que responder a uma vocação não é uma fuga do mundo, mas sim um mergulho profundo na realidade que vivemos.
“É preciso discernimento necessário para não fugirmos do mar, das suas intempéries, isto é, responder a vocação não é fuga do mundo, mas um mergulho profundo na realidade que vivemos e onde precisamos ser testemunhos do Evangelho. Não tenhamos medo das realidades terrenas, sua imensidão e seus perigos, mas perseverarmos em vista da vocação a qual fomos chamados.”
A celebração marcou o início de um mês dedicado à reflexão e ao estímulo da resposta vocacional dentro da Igreja, incentivando todos os fiéis a discernirem e responderem ao chamado divino em suas vidas.
Durante este mês, toda a Igreja no Brasil é convidada a viver intensamente por meio de orações, encontros, eventos, buscando sempre, no espírito de sinodalidade, a comunhão e trabalho por todas as Vocações.
Você pode acessar a celebração completa por meio do link abaixo: