Começou hoje, 9 de setembro, o Encontro Ampliado da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC), que segue até o dia 12 na Casa Dom Luciano, em Brasília. O evento reúne mais de 90 participantes, representando diversos organismos e instituições vinculadas à comissão, incluindo coordenadores, presidentes e bispos referenciais.
Fórum das Instituições
Na tarde de hoje, ocorreu o Fórum das Instituições da CMOVIC, antecedendo o encontro oficial. Durante o fórum, Dom Ângelo Mezzari, presidente da CMOVIC, destacou a relevância do evento como um espaço de comunhão e crescimento mútuo. Ele também expressou gratidão pela presença de todos e pelo trabalho dos assessores, Pe. Guilherme Maia e Ir. Maristela Ganassini, FSCJ.
Os presidentes e coordenadores presentes compartilharam experiências e realizaram a prestação de contas, com contribuições dos assessores da comissão.
Abertura Oficial
A abertura oficial do encontro foi marcada pela celebração da Santa Missa, presidida por Dom Ângelo Mezzari, bispo auxiliar de São Paulo e presidente da CMOVIC. Em sua homilia, Dom Ângelo ressaltou a necessidade de focar no essencial, afirmando:
“É preciso uma atitude lúcida e prioritária do que é mais importante em todas as áreas, tendo Jesus como mestre e maior exemplo. Fazer o bem, dando prioridade à vida, é constitutivo da prática da fé. O essencial é o que constrói a vida e a salvação”.
Após a missa, o primeiro dia do encontro seguiu com a participação do Pe. Miguel Filho, SJ, que atuou como assessor no Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade. Pe. Miguel explicou como o método de “escuta no Espírito” é fundamental para o discernimento comunitário.
“A escuta é o centro do discernimento comunitário. É uma escuta compartilhada, uma graça que nos desafia à conversão, exigindo que deixemos de lado nossos próprios interesses para focar no outro e na vontade do Espírito, que fala através de todo o grupo”, afirmou Pe. Miguel.
O evento segue até o dia 12 de setembro, em espírito de comunhão e sinodalidade.