INSTITUCIONAL
OSIB
A OSIB (Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil) foi fundada em 2 de julho de 1978. Desde então tem prestado serviços relevantes aos seminários e especialmente aos formadores. Basta lembrar: os catálogos dos seminários e institutos; o cadastro de professores; os cursos para formadores; a elaboração de orientações para os estudos filosóficos e teológicos, com os relativos ementários; o boletim “OSIB-informa”; os Cadernos OSIB, as pesquisas sobre a vida e situação dos seminaristas do Brasil.
A OSIB colaborou com o episcopado na elaboração das diretrizes da formação. Após amplo processo de consulta aos seminários, as primeiras Diretrizes básicas da formação dos presbíteros na Igreja do Brasil foram aprovadas pela Assembleia Geral da CNBB em abril de 1984. De 1993 a 1994 a OSIB empenhou-se na renovação das Diretrizes da formação presbiteral, à luz da Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis, as quais foram aprovadas pela Assembleia da CNBB e promulgadas em 1995 com o reconhecimento da Santa Sé.
Por: Por Pe. Alberto Antoniazzi
Atuação / missão
A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil, OSIB, é uma instituição ligada à Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, da CNBB, que visa articular e integrar os seminários, e demais casas de formação, e os institutos filosófico e teológicos, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros presbíteros da Igreja do Brasil, respeitando a caminhada de cada Igreja Particular e dos diferentes institutos.
Os marcos doutrinal e referencial são extraídos dos documentos:
Objetivo:
Colaborar com os institutos e seminários diocesanos e religiosos, em vista do processo formativo dos futuros presbíteros, para que correspondam às exigências atuais e futuras da Igreja do Brasil.
- Decreto do Concílio Vaticano II Optatum Totius: sobre formação sacerdotal.
- Decreto do Concílio Vaticano II Presbiterorum Ordinis: sobre o ministério e a vida dos sacerdotes.
- Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis: Sobre a formação dos sacerdotes.
- Decreto Perfectas Caritatis: sobre a conveniente renovação da vida religiosa.
- Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (O dom da vocação presbiteral).
- Documento 110 da CNBB: Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil.
Identidade
Visual
Estatuto
Regimento interno
BISPO REFERENCIAL
Dom José Albuquerque de Araújo
Natural de Manaus (AM), dom José Albuquerque cursou Filosofia (1989 a 1991) e Teologia (1992 a 1995) no Centro Universitário do Comportamento Humano (CENESCH), em Manaus. Tem pós-graduação em Gestão Educacional e mestrado em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia. Foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, pelo Papa Francisco, em 19 de junho […]
Aniversários
D.N: 17/06/1968
Ord. P. :19/06/2016
Ord. E. :19/06/2016
presidência
- Presidente
Pe. Vagner João Pacheco de Moraes
Diocese de Osasco - SP
D.N. :25/10/1978
D. Ord. :03/02/2007
- Vice-Presidente
Pe. Edgar Rigoni
Diocese de Colatina - ES
D.N. :20/11/1980
D. Ord. :03/05/2008
- Secretário-Executivo
Pe. Carlos Henrique Santos
Arquidiocese de Aracajú - SE
D.N. :17/11/1983
D. Ord. :16/10/2014
- Tesoureiro