Retrospectiva 2022 da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Captura de Tela 2022-12-23 às 18.57.31

Em 2022, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ocupou uma posição de destaque ao organizar e promover o lançamento, em âmbito nacional, do Ano Vocacional.

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil é celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país e é inspirada no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). Entre as diversas ações, a Comissão esteve reunida para pensar os roteiros celebrativos, a elaboração do cartaz, lives e subsídios que ajudaram a intensificar a preparação das comunidades.

Saiba quais foram as atividades realizadas ao longo de 2022:

Roteiros celebrativos do Ano Vocacional

Em janeiro, a Comissão de Subsídios do Ano Vocacional do Brasil esteve reunida para pensar os roteiros celebrativos direcionados às famílias, aos jovens e às crianças e adolescentes. São quatro as comissões de trabalho para o Ano Vocacional, além da Comissão Central. A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB é a coordenadora geral.

Das quatro comissões de trabalho, uma é a responsável pela produção de subsídios. As demais estão responsáveis pelo texto-base (comissão teológica), Liturgia e Comunicação.

Cartaz do Ano Vocacional

Em março foi divulgado durante o Encontro Nacional dos Coordenadores Regionais do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional, ocorrido nos dias 28 a 30 de março, em Brasília (DF), o cartaz do 3º Ano Vocacional do Brasil.

“Busquei traços simples e equilíbrio de cores vibrantes para criar a identidade visual que representará as diversas ações realizadas neste grande mutirão em prol de todas as vocações. Fico feliz em perceber a receptividade das pessoas e instituições frente a esta minha proposta visual. Desejo que este ano vocacional possibilite em todo país , um belíssimo florescimento de todas as vocações”, exortou padre Reinaldo Leitão, criador do cartaz.

O cartaz está disponível para venda no site da Edições CNBB (AQUI).

Bate-papo sobre o Ano Vocacional 

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) realizaram no dia 1º de julho um bate-papo vocacional. A iniciativa, por meio da plataforma ZOOM, reuniu convidados que fizeram uma reflexão sobre o Ano Vocacional.

“Desejamos motivar especialmente os animadores vocacionais nesse compromisso de assumirmos juntos esse terceiro ano vocacional, que é de extrema importância para todos nós cristãos leigos, consagrados, sacerdotes, bispos e para toda a Igreja”, disse.

Texto-base do Ano Vocacional 

Com o objetivo de aprofundar a temática do Ano Vocacional, a editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Edições CNBB, lançou o texto-base do 3º Ano Vocacional. O subsídio foi redigido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e encontra-se disponível para venda (aqui).

“Seu sentido está em favorecer que cada pessoa acolha o chamado de Jesus como Graça, de maneira que mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”.

O lançamento oficial do texto-base do 3º ano vocacional aconteceu após a missa de abertura do mês vocacional no dia 1º de agosto. A transmissão aconteceu nas redes sociais da CNBB, Edições CNBB e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Reunião ampliada

Com foco na preparação do 3º Ano Vocacional do Brasil, a Comissão promoveu sua reunião ampliada nos dias 13 a 15 de setembro. Reunidos de modo virtual, os organismos que compõem a Comissão aprofundaram o tema “Ano Vocacional: pés a caminho, corações ardentes!?”.

O encontro é realizado anualmente e tem o objetivo de partilhar experiências e construir um planejamento comum na dimensão vocacional. A dinâmica da edição deste ano contou com reflexões sobre espiritualidade, formação e pastoral, a partir da frase do Papa Francisco: “Toda a pastoral é vocacional, toda a formação é vocacional e toda a espiritualidade é vocacional”, contida na exortação pós-sinodal Christus Vivit.

Lançamento oficial do site e redes sociais do Ano Vocacional 

A Comissão de Comunicação do Ano Vocacional do Brasil realizou o lançamento oficial do site do terceiro Ano Vocacional do Brasil, com uma live especial que foi transmitida no dia 20 de outubro.

No site é possível que o usuário tenha acesso a informações sobre o Ano Vocacional (história e cronologia), além de ter o conhecimento de ações que estão em sintonia com a iniciativa nas dioceses, por meio das notícias. Nele, também há um espaço dedicado aos artigos que tratam sobre o tema.

Na página é possível, ainda, fazer o download da logo, spots e fotos, bem como do hino e da oração. Conheça o site: https://anovocacional.cnbb.org.br. E também as redes sociais o instagram (@anovocacional) e o Facebook do Ano Vocacional (anovocacional).

Coletiva de imprensa de lançamento do Ano Vocacional 

O 3º Ano Vocacional, em nível nacional, iniciou-se com a celebração da Eucaristia no Santuário Nacional de Aparecida, no sábado, dia 19 de novembro, precedido por uma coletiva de imprensa que contou com a presença de dom João Francisco Salm, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da irmã Maristela Ganassini, assessora do Setor Juventudes e Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira.

Na coletiva, dom Salm destacou que o Ano Vocacional 2023 surgiu do IV Congresso Vocacional do Brasil, posteriormente aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” se procurou “refletir aquilo que a Igreja neste momento precisa, aquilo que pudesse ser de fato resposta e inspiração para essa experiência tão especial, todo um ano dedicado à questão das vocações”, segundo dom João Salm.

O presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada destacou que nos elementos recolhidos apareceu “uma Igreja de comunhão, uma Igreja de sinodalidade, que fosse uma Igreja do Vaticano II, que houvesse o espírito de uma Igreja missionária, uma Igreja em saída, uma Igreja aberta aos pobres, uma Igreja que se colocasse ao serviço de Jesus Cristo na vida D´ele doada à humanidade hoje, de acordo com as necessidades do nosso tempo”.

O bispo de Novo Hamburgo destacou a importância de trabalhar a vocação como “uma experiência, uma realidade que diz respeito a toda vida humana”, insistindo em que todo batizado, “cada um, cada uma, vive uma vocação específica”. Lembrando a exortação do Sínodo da Juventude, o bispo definiu a vocação como “um entrelaçamento entre Deus que toma a iniciativa e a pessoa humana na sua resposta livre”, ressaltando a dimensão de liberdade presente em toda vocação.

“Daí surge a visão da vocação como graça, como dom, como algo que tem uma dimensão de Mistério, presente no tema, e o encontro com Jesus, que faz arder o coração e nos põe a caminho, elemento presente no lema”, insistiu dom Salm.

Missa de abertura do Ano Vocacional 

No sábado, 19 de novembro, foi realizada a abertura do 3º ano Vocacional no Brasil com a Santa Missa presidida às 18h, no Altar Central, do Santuário Nacional, por dom João Francisco Salm, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Nova Hamburgo (RS). A celebração contou com a presença do Missionário Redentorista, padre Eduardo Catalfo, reitor do santuário.

Nesta data é também celebrado o Dia Nacional dos cristãos e cristãs leigas e a Solenidade de Cristo Rei do Universo. Dom João Francisco Salm iniciou sua homilia destacando o tema e o lema do 3º ano vocacional “Vocação: Graça e Missão” e “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). Para dom João Francisco este ano vocacional será o tempo favorável onde cada um de nós, de modo pessoal e comunitário, poderemos vivenciar a oportunidade da experiência de um verdadeiro encontro com Jesus Cristo.

“Para contemplar Seu rosto, ouvir Sua voz, perceber o Seu chamado e deixar-se enviar para a missão. Um encontro vivo, decisivo e convincente, experiência forte, marcante, que transforme e vivifique. Uma experiência que se torne capaz de sustentar nossas vidas.

Um encontro fascinante, descoberta do grande tesouro, fonte de verdadeira felicidade. Experiência que atinja o coração, crie vínculos de amizade profunda com Aquele que nos chamou de amigos. Experiência que desperte a paixão do discípulo pelo seu Mestre e Senhor”.

Dom João Francisco afirmou ainda que o encontro com Jesus, ou seja, a vocação cristã, é antes de tudo um relacionamento que começa por iniciativa Dele próprio, no entanto, a resposta somos nós quem a damos.

“O ano vocacional deverá ter, portanto, o tom, as cores e o entusiasmo do primeiro encontro, conhecido como querigma. Será um ano missionário para tornar conhecido Jesus Cristo e sua Igreja, a comunidade dos que o seguem…

Deus nos chama a sermos Seus amigos e não servos, por isso nosso discernimento, nossas escolhas, nossas decisões livres diante da proposta que Ele nos faz contribuem de maneira real para o desdobramento do Seu plano de amor em nossa história”.

Ao finalizar dom João destacou que por meio do escuta de Nosso Senhor na oração e na contemplação de Sua Palavra pode-se descobrir a qual missão fomos chamados. Para isso, é necessário, segundo o bispo, estarmos atentos e sensíveis ao clamor.

Por CNBB

Veja mais