Com o tema “Vocação: graça, missão e comunhão”, o clero da Arquidiocese de Mariana (MG) participou, de 06 a 09 de março, do 33º Encontro de Presbíteros e Diáconos. Realizado no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG), o evento contou com a presença de 174 membros do presbitério local, incluindo dos sacerdotes que estão em missão em outras Igrejas Particulares.
Ao longo dos quatro dias de encontro, os padres e diáconos presentes vivenciaram de momentos de oração, partilha, confraternização e trabalhos em grupos, sendo refletindo da temática central proposta para essa edição: vocação e missão.
Em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, a 33ª edição do Encontro de Presbíteros e Diáconos teve como objetivo contemplar a vocação como graça de Deus que supõe a resposta e o esforço humano. “As reflexões ressaltaram que a missão assumida pelos clérigos só atinge o seu objetivo na unidade e na fraternidade. Não é possível exercer a missão que a Igreja nos confia no isolamento. De fato, a sinodalidade é uma estratégia evangélica para o bem da Igreja, do povo de Deus, dos presbíteros e diáconos”, expôs o representante arquidiocesano dos sacerdotes, padre Mauro Lúcio de Carvalho.
Por sua vez, o promotor vocacional da Arquidiocese, padre Rosemar Marcos Condé, destacou que a temática do encontro do clero veio com o propósito de ajudar a refletir e aprofundar a missão que é de todo cristão e, de modo mais exigente, dos padres, em serem todos animadores vocacionais. “O testemunho de um padre feliz e motivado vocacionalmente é capaz de animar uma paróquia inteira. Por isso, juntos, nestes dias, aprofundamos essa motivação da Igreja no Brasil que, ao nos propor o 3º Ano Vocacional, nos quer animados para animar novas vocações na Igreja, reafirmando o batismo, como fonte de todas as vocações”, analisou.
De acordo com o padre Rosemar, a partir das sugestões apresentadas, durante o encontro, o Seminário São José e os religiosos e religiosas motivaram aos participantes a abraçarem a missão vocacional que será realizada em junho e novembro deste ano. Para isso, foram disponibilizadas as datas para que as paróquias possam aderir à iniciativa, bem como sugerido que cada paróquia incremente atividades ao longo de 2023 com a temática do Ano Vocacional: “Vocação: graça e missão” e “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). “Como promotor vocacional, estou à disposição das paróquias para visitar, celebrar e reunir com as lideranças para que conseguimos dar passos na criação das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs)”, enfatizou padre Rosemar.