“Testemunhas da Esperança”: Dom Ângelo Mezzari envia mensagem por ocasião da Semana da Vida Consagrada

Capas de notícias (2)

Neste terceiro domingo do Mês Vocacional, a Igreja no Brasil volta seu coração e suas preces para a Vida Consagrada. Por ocasião desta data especial, Dom Ângelo Mezzari, bispo e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) da CNBB, divulgou uma mensagem em vídeo saudando todos os religiosos e religiosas e destacando a beleza e a importância de sua vocação.

Com o tema do Mês Vocacional de 2025, “Peregrinos porque chamados”, Dom Ângelo recordou que a vocação é uma resposta ao amor de Deus que “foi derramado em nossos corações”. Ele expressou profunda gratidão pelo testemunho de todos os consagrados que, “espalhados por esse nosso país”, dedicam suas vidas à missão junto ao povo de Deus, especialmente nas igrejas locais.

A mensagem ressalta como a vida consagrada é um sinal luminoso para o mundo. Ao viverem os conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, os religiosos e religiosas “dão testemunho” do próprio modo de vida de Jesus Cristo. Esta forma de vida, como ensina o Magistério da Igreja, tem um valor profético fundamental. Na Exortação Apostólica Vita Consecrata, São João Paulo II afirma que a Vida Consagrada “é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito” (VC, 1). Os consagrados, portanto, não são apenas uma força de trabalho pastoral, mas um presente que enriquece e embeleza a própria Igreja, tornando visível o amor trinitário.

Dom Ângelo enfatizou que os consagrados são “discípulos e discípulas missionários”, um eco do chamado do Papa Francisco para que toda a Igreja esteja em “estado permanente de missão”. O Santo Padre frequentemente recorda aos consagrados sua vocação de “acordar o mundo”, sendo especialistas em comunhão e testemunhas de uma alegria que o mundo não pode dar. A vida fraterna em comunidade, a dedicação aos mais pobres e a profecia contra as injustiças são manifestações concretas deste “despertar”.

Ao final de sua mensagem, o presidente da CMOVIC fez um duplo apelo: expressou a gratidão de toda a Comissão pela doação da vida de tantos homens e mulheres e convocou todo o povo de Deus — em paróquias, comunidades, grupos e associações — a intensificar suas orações. O pedido é para que “não falte também na Igreja o dom das vocações à vida religiosa consagrada”, um tesouro indispensável para a sua vitalidade missionária.


Confira abaixo a mensagem completa da mensagem de Dom Ângelo Mezzari.

Veja mais