Brasília (DF) – A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) da CNBB promoveu, em 15 de setembro de 2025, o 15º Fórum de Instituições Vinculadas e Relacionadas. O encontro, realizado presencialmente em Brasília, reuniu presidentes e coordenadores de diversas instituições para dialogar sobre temas essenciais para a animação vocacional no Brasil, aprofundando o caminho da sinodalidade e da comunhão.
O Fórum teve início com a acolhida de Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, presidente da CMOVIC, que expressou gratidão a cada um pela presença e pelo serviço na missão evangelizadora. O encontro seguiu com a validação da pauta e a discussão dos principais assuntos que pautam a ação conjunta das instituições.

Preparativos para o 5º Congresso Vocacional do Brasil
Um dos destaques do encontro foi a apresentação sobre o 5º Congresso Vocacional do Brasil, agendado para 4 a 6 de setembro de 2026. O Pe. Guilherme Maia Júnior, assessor da CMOVIC, informou que o texto-base do Congresso, lançado em agosto de 2025 (Clique aqui), já está disponível para as instituições, que são convidadas a contribuir com propostas e reflexões.

O Congresso Vocacional terá como princípios basilares a Iniciação à Vida Cristã e a Comunicação. O evento busca tratar a animação vocacional como um processo de amadurecimento da fé. As instituições foram convidadas a utilizar a criatividade para propor ações que projetem a animação vocacional nos próximos anos.
Clique aqui para mais informações sobre o 5º Congresso Vocacional
Comunicação, identidade visual e os desafios atuais
Outros temas de relevância foram abordados durante o Fórum. O Pe. Guilherme apresentou a proposta de um projeto de comunicação integrado, com o objetivo de centralizar a coleta de dados e facilitar a interação entre as instituições. A proposta busca fortalecer a comunicação e dar suporte para que as instituições possam ter seus próprios sites.
Além disso, foram apresentadas as novas identidades visuais das instituições, que foram renovadas para modernizar e unificar a comunicação. O trabalho do Pe. Reinaldo Leitão, que coordenou a atualização, foi reconhecido. Também foi lembrado que a nomenclatura do Serviço de Animação Vocacional (SAV) foi atualizada para SAV – Brasil (antes era SAV – PV).
Avaliação da caminhada das Instituições
O encontro contou com a apresentação das atividades de cada instituição. O SAV – Brasil realizou o encontro presencial e a Romaria dos Animadores Vocacionais, e agora tem focado organização dos Congressos Vocacionais Regionais, em função do 5º Congresso Vocacional do Brasil. Já a CNISB (Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil) tem desenvolvido projetos de vivência ecológica e cursos sobre Institutos Seculares. A Ordem das Virgens (OV) celebrou 20 consagrações no Brasil de julho a setembro de 2025.
A CNP (Comissão Nacional de Presbíteros) realizou seu encontro nacional, além de participar do Jubileu dos Presbíteros em Roma. A OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) discutiu temas como a saúde mental e os diversos tipos de abuso, reforçando o cuidado na formação dos futuros padres. Já a CND (Comissão Nacional dos Diáconos) aprovou seu novo estatuto e trabalha na organização de suas atividades para 2026.
O Fórum reafirmou o compromisso das entidades em avançar em um caminho de comunhão, respondendo aos desafios da Igreja no Brasil e fortalecendo o trabalho de animação vocacional em todas as suas frentes.


