Terminou nesta quarta-feira, 17 de julho, o Seminário de Iniciação à Vida Cristã (IVC) com Seminaristas, que acontece desde segunda-feira, 15, na Casa dom Luciano, em Brasília (DF). A iniciativa foi promovida pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CNBB), e reuniu um grupo de 208 seminaristas de todo o país.
No encontro, os participantes refletiram sobre “A importância da catequese na formação do futuro presbítero”, com a ênfase no espaço que a Iniciação à Vida Cristã e a dimensão catequética ocupam na formação do presbiterato.
Dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, destacou que o encontro faz parte de um processo que está envolvendo seminaristas, leigos e leigas e presbíteros para fortalecer a iniciação à vida cristã no Brasil. Trata-se, segundo ele, de encontrar caminhos novos para comunicar a fé com as novas gerações em tempos tão complexos como, por exemplo, com o uso da inteligência artificial.
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas como comunicar o Evangelho, o Reino e como integrar na comunidade crianças e jovens de hoje? Precisamos revisar toda a nossa prática pastoral com os padres, a prática catequética. Veja quantas crianças deixam de vir à Igreja depois que terminam a primeira comunhão e a crisma, isso é sinal de que a catequese não ocorreu. E nós não estamos revisando isso, nós estamos continuando com as mesma práticas religiosas”, questiona.
A Ir. Maristela Ganassini, fscj, assessora da CMOVIC, trabalhou com os participantes a oficina sobre “Novas mídias digitais e a catequese”. Ela refletiu sobre a importância do uso consciente das mídias, tendo em vista o uso equilibrado desses meios, como a Inteligência Artificial. Ela também lembrou a fala do Papa Francisco para o 58º dia Mundial de Comunicação Social, sobre a necessidade de uma comunicação mais humanizada e humanizadora.
O professor Moisés Sbardelotto foi convidado a falar sobre a temática “catequese e cultura digital”. Ele tratou sob as perspectivas da comunicação da fé e da comunicação da fé na cultura digital e suas interfaces. Em sua fala, ponderou que a cultura digital vem fazendo parte da cultura da Igreja já a bastante tempo e que o próprio Papa Francisco aborda a temática em seus documentos.
O professor aponta para o fato de que o que acontece nos ambientes digitais afeta diretamente a vida das pessoas, tanto positivamente quanto negativamente e que “a presença da Igreja é crucial nesses ambientes”.