Na Diocese de São José do Rio Preto (SP) as “sementes” do 3º Ano Vocacional foram lançadas em Missa presidida por Dom Antonio Emidio Vilar, sdb. O primeiro sinal de que os “corações ardentes” colocarão muitos “pés a caminho” (em referência ao lema do Ano Vocacional, apoiado em Lc 24, 32-33) veio da presença de 421 crianças, adolescentes e jovens. Uma grande concentração de Acólitos e Coroinhas de toda a Região marcou a Celebração Eucarística realizada na Catedral de São José.
“O chamado está no ar. A resposta procuramos dar”
Recordando que o Reino de Jesus é de paz; fundado na justiça e na fraternidade, Dom Vilar destacou que o trono de Cristo é a Cruz. Segundo o religioso, desde o Batismo, todos assumem a “realeza” do serviço. “Este rei não é ditador, tirano e mandão. Ele é manso e humilde de coração. Ele vem nos dar a paz”, disse o bispo de São José do Rio Preto.
À luz do tema do Ano Vocacional (“Vocação: Graça e Missão”), Dom Vilar sublinhou que “ser missionário é sair de si”. Ainda segundo o epíscopo, vocação não é mágica. É a vida cheia de sentido. “Sentindo esse amor, que é graça, nós renovamos o nosso sim, que é missão”, completou.
Comunhão
A presença dos religiosos também foi testemunho dos “corações ardentes e dos pés a caminho”. Da Irmã Rosângela Fontoura, que animou a Celebração, às Irmãs Missionárias da Infinita Misericórdia, de José Bonifácio/SP, que assumiram o Ministério de Música com grupo formado há cerca de 20 anos, várias foram as Congregações representadas.
Também foi grande o número de famílias presentes; muitas acompanhando os Coroinhas e Acólitos das 71 Paróquias da Diocese de São José do Rio Preto. “A família precisa, muito, ser reconstruída. Que a graça de Deus nos envolva para que Ele transborde”, incentivou Dom Vilar.
Compromisso
O assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional, padre Anderson Campos, garantiu que o Ano Vocacional será vivido, no Noroeste Paulista, a partir de uma série de iniciativas. Encontros e momentos de oração nas Foranias farão parte da programação. “Como todo Cristão batizado é vocacionado, chamado por Deus, os nossos trabalhos na Diocese vão se voltar para todas as vocações específicas e ministeriais”, explicou o presbítero que, ao final da Celebração, entregou o Texto Base do Ano Vocacional ao bispo e aos representantes de diversas instâncias diocesanas.
Também o coordenador de pastoral, padre Luiz Caputo, dirigiu uma palavra de gratidão ao casal Giovana e Rogério Barbosa, que coordena a Pastoral Vocacional na Diocese. A partir deles, e também de voluntários como Ivani Lemos, muitos dos seminaristas presentes à Celebração deram os primeiros passos em encontros vocacionais realizados há alguns anos. É o caso de Caio Pirani que, hoje no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, acompanha diversos vocacionados.
Recorrendo a Nossa Senhora, a primeira vocacionada, Dom Vilar abençoou os Diocesanos. “Que possamos plantar muitas sementes, cultivá-las e colher muitos frutos”, concluiu o religioso ao incentivar a vivência do 3º Ano Vocacional.
TEXTO | FOTOS | André Botelho – Assessoria de Imprensa Diocese de São José do Rio Preto