3º Ano Vocacional do Brasil é aberto nas dioceses do Regional Centro-Oeste

abertura regional centro oeste

As dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Igreja em Goiás e Distrito Federal) já realizaram a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil que tem como tema “Vocação: graça e missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33).

A abertura regional aconteceu no dia 26 de novembro, no Santuário-Basílica Divino Pai Eterno, em Trindade, com Santa Missa presidida por Dom Francisco Agamenilton, bispo de Rubiataba-Mozarlândia e referencial para a animação vocacional do Regional Centro-Oeste. O bispo conduziu sua homilia, durante a missa, apontando caminhos para bem vivermos o forte tempo do Advento que iniciou e entre eles está abrir-se à proposta do 3º Ano Vocacional do Brasil.

“No desejo de lhe ajudar a bem viver este tempo litúrgico e alcançar as graças que ele nos traz, quero lhe apontar outra maneira de melhor se preparar para o Natal. Pense, medite, reze, converse sobre vocação: graça e missão. Esse é o tema do 3º. Ano vocacional nacional. Vocação quer dizer chamado. Em nosso caso, chamado que Deus faz a uma pessoa para uma missão”, afirmou. Dom Agamenilton fez ainda um apelo para que os jovens não tenham medo de responder sim ao chamado de Deus. “Caro jovem, caro adulto, coragem!”. “As dioceses do Regional Centro-Oeste carecem muito de padres. Temos dioceses imensas e populosas com 1, outra com 2 seminaristas quando precisavam de pelo menos uns 20. Deus lhe chama a ser padre!”, convocou. (homilia na íntegra, clique aqui)

O bispo lembrou ainda que “congregações e institutos de vida religiosa estão fechando casas, encerrando missões em paróquias e dioceses porque não há vocações. Um bispo bateu à porta de 9 congregações pedindo ajuda missionária para sua diocese. Ele recebeu 9 nãos. A razão foi a mesma: não temos freiras. Um fundador de uma nova comunidade brasileira tem uma lista de pedido de abertura de casa de missão de umas 50 dioceses, 50 bispos. Ele não consegue responder. Não há missionários suficiente”. Por fim, Dom Agamenilton pediu que todo o povo de Deus faça a sua parte pelas vocações. “Neste 3º. Ano vocacional nacional, vocação: graça e missão, corações ardentes, pés a caminho, intensifiquemos nossas orações pelas vocações, promovamos as vocações, falemos da beleza de cada vocação, não espante ou desanime o jovem que quer ser padre, religiosa, religioso ou deseja se casar. Acompanhe-os de modo personalizado, encorajando-o ao serviço generoso e a missão. Ajudemos os católicos a entenderem que, pelo batismo, todos têm uma vocação e missão”, contou Dom Agamenilton.

Arquidiocese de Brasília

A Arquidiocese de Brasília abriu o Ano Vocacional com Santa Missa presidida pelo arcebispo cardeal Dom Paulo Cezar da Costa, na Catedral. A celebração contou com a participação de sacerdotes, seminaristas, religiosas, consagrados e leigos, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, no dia 20 de novembro.

O cardeal lembrou que, diante da diversidade e beleza que temos na Igreja, esse é um tempo especial para refletir sobre as vocações. “Que todos se sintam vocacionados. Que seja um ano rico de organização, oração, esperança e reflexão. Todo batizado é vocacionado e responde a um chamado de Deus. Que possamos dar passos concretos”, afirmou.

Ao final da celebração, Dom Paulo falou sobre uma inspiração pastoral para o tempo do Advento. Ele afirmou que o drama da pandemia revelou a fragilidade humana e que a situação foi agravada pelo pleito eleitoral que acirrou a polarização da sociedade em que as discussões e opções políticas colocaram as pessoas em lados opostos, criando inimizades e fragilizando laços familiares. Diante deste cenário, Dom Paulo pediu que as iniciativas sejam realizadas nas paróquias e comunidades. “Que neste tempo de espera e de preparação para o nascimento de Jesus, recordado e celebrado em cada Natal, possamos orientar nossas mentes e corações para restabelecer vínculos fraternos, para fortalecer os nossos laços de família, para estabelecermos a paz entre nós. O Senhor, em seu amor, nos estabeleceu a todos como irmãos!”, diz a carta assinada pelo cardeal.

Arquidiocese de Goiânia
A abertura aconteceu no Santuário-Basílica Sagrada Família com Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom João Justino. Seminaristas, famílias e jovens de diversas paróquias e comunidades participaram. Além da abertura do 3º Ano Vocacional, foi celebrada também a Jornada Arquidiocesana da Juventude e o Dia Nacional do Laicato. “Temos a oportunidade de viver este ano iluminados pelo apelo que nasce a partir do próprio batismo. Somos todos chamados a ser sal da terra e luz no mundo”, afirmou Dom João. Durante a celebração, o seminarista da Arquidiocese, Guilherme Cunha, recebeu o Ministério do Acolitato. O arcebispo destacou que conferir o ministério nessa missa com “a presença da juventude faz com que os jovens possam ver que um (jovem) como eles, está dando passos que vão rumo ao Ministério Sacerdotal”.

Diocese de São Luís de Montes Belos

A abertura do Ano Vocacional na Diocese de São Luís de Montes Belos aconteceu dentro da programação das celebrações do Dia Nacional da Juventude (DNJ) na cidade de Paraúna. Mais de mil jovens participaram do dia que teve uma intensa programação. O ponto central foi a Santa Missa, presidida por Dom Lindomar Rocha, bispo diocesano, e concelebrada por vários padres. Durante a Celebração foi declarado oficialmente aberto o Ano Vocacional na diocese pelo padre Laurito Deliberto, coordenador diocesano da Pastoral Vocacional. Ele fez brevemente um histórico dos Anos Vocacionais vividos no Brasil e em seguida motivou todos os jovens a viverem intensamente todo este ano que será dedicado a rezar e a pedir que os nossos corações sintam o ardor e nossos pés se coloquem a caminho. Após a Santa Missa aconteceu o show com a cantora Adriana Arydes, encerrando um dia de muita oração e festa da juventude.

Diocese de Rubiataba-Mozarlândia

A Solenidade de Cristo Rei também foi marcada pela abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia. O bispo diocesano, Dom Agamenilton, celebrou a Santa Missa na Concatedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mozarlândia). Em sua homilia, o bispo destacou que “Deus nos convida a celebrar, refletir e rezar por todas as vocações. Toda vocação é um chamado e dom de Deus. A iniciativa é sempre d ́Ele. Ele vem ao nosso encontro e nos pede uma resposta. Por isso, com os corações cheios de alegria e fé, peçamos a Deus para que, por meio desta celebração da Abertura Diocesana do 3° Ano Vocacional do Brasil, possa despertar no íntimo de cada um o seu chamado e assim sermos cada vez mais seguidores de sua Palavra”.

Diocese de Uruaçu

Na Diocese de Uruaçu, a comunidade se reuniu na Catedral Imaculado Coração de Maria para rezar o terço pelas vocações e logo em seguida participar da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Giovani Carlos. Foi feita também a acolhida da Imagem de Nossa Senhora mãe e rainha das Vocações que irá peregrinar por toda a diocese. Dom Giovani abriu o Ano Vocacional orientando o povo de Deus a rezar pelas vocações, fazendo Memória de que somos todos chamados pelo Pai.

Diocese de Anápolis
O Ano Vocacional, na Diocese de Anápolis, foi preparado durante a 16ª Assembleia Diocesana que aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro Pastoral São João Paulo II. O tema e o lema do evento foram os mesmos do 3º Ano Vocacional do Brasil “Vocação: Graça e Missão” e “Corações ardentes, pés a caminho”. Na diocese, o Ano Vocacional foi aberto pelo bispo auxiliar Dom Dilmo Franco, na Solenidade de Cristo Rei, com celebração eucarística realizada na Catedral Bom Jesus.

Diocese de Goiás


Dom Jeová Elias, bispo diocesano de Goiás, presidiu Santa Missa na Catedral de Sant’Ana, na Solenidade de Cristo Rei. Aos presentes, ele disse que “deseja que este Ano Vocacional nos ajude a tomar consciência do chamado divino, a dizer sim com generosidade e a colocar nossa vida a serviço do Reino de Deus, como Jesus. Também a recordar no crucificado, que nos chama a ser seus discípulos missionários, a dor e a humilhação de tantas vítimas desconhecidas que sofrem o esquecimento de quase todos”.

Diocese de Ipameri
Na Diocese de Ipameri um vídeo foi produzido e divulgado com o hino do 3º Ano Vocacional do Brasil e o convite dos seminaristas da diocese e do bispo Dom José Francisco, para que todos participem e rezem pelas vocações.

Diocese de Itumbiara

No domingo, dia 27 de novembro, 1º Domingo do Advento e início do novo ano litúrgico, a Diocese de Itumbiara fez a abertura do 3º Ano Vocacional que tem como tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). A abertura aconteceu com a Santa Missa presidida pelo bispo Dom Fernando Brochini, na Catedral Santa Rita de Cássia, em Itumbiara, e concelebrada pelo cura da Catedral, padre José Luiz de Castro; pelo vigário padre Erick Meneses; e pelo padre Luís Fernando, promotor vocacional diocesano. Serviu no altar o diácono Roberto Leonardo, seminaristas e acólitos.

Vocacional, irá realizar atividades que devem ser assumidas pelas paróquias e convocou todos a “arregaçar as mangas, calçar as sandálias, por o cajado na mão e assumir atitude de disposição a fim de que o reino de Deus aconteça em nosso meio”, sobretudo neste tempo forte do Advento. “Que Jesus realmente renasça em nossos corações e renascendo no seio da Igreja possa trazer esta alegria, nova esperança e novo alento para sermos anunciadores do Reino do Pai. Vivamos com alegria o Natal do Senhor e vivamos com esperança a sua vinda que irá instaurar definitivamente o reino do Pai. Amém!”.

Ao fim da missa, o Pe. Luís Fernando disse que a programação do Ano Vocacional na diocese será divulgado e que o material será entregue a todos os padres na Reunião do Clero no dia 1º de dezembro. “Vamos entregar o material e realizar as atividades de modo que possamos participar unidos e que nossa diocese promova verdadeiramente uma cultura vocacional neste ano que se inicia”.

Diocese de Formosa
Dom Adair Guimarães, bispo diocesano de Formosa, divulgou mensagem na Diocese de Formosa por ocasião do Início do Ano Vocacional. “Que deste ano possamos haurir boas práticas permanente de promoção, acompanhamento e oração pelas vocações. Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça, seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”, disse ele no texto. (Clique aqui e leia o texto)

Diocese de Luziânia
A abertura do Ano Vocacional, na Diocese de Luziânia, aconteceu na Catedral, dentro da programação do evento Famílias Consagradas, que teve como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”. A iniciativa foi transmitida pelos canais comunicativos da diocese e da Comunidade Mel de Deus. O Famílias Consagradas 2022 teve palestra, pregação, bênção e Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Waldemar Passini.

Por: Comunicação das Dioceses e Wesley Fabrisio

Veja mais