A Comissão que está elaborando as Diretrizes para o Serviço de Animação Vocacional do Brasil esteve realizando sua primeira reunião, de forma online, nesta terça-feira, 14 de fevereiro, com o objetivo de partilhar as primeiras considerações sobre a redação do Documento.
O projeto das Diretrizes foi uma das indicações do último Congresso Vocacional do Brasil e a proposta é que o Documento seja composto por três capítulos: Vocação: chamado e resposta ao amor; Um caminho de comunhão; Planejar é preciso.
Padre Juarez Destro, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), explicou que três subcomissões trabalharam em separado para confeccionar o texto e que, na reunião de hoje, os membros puderam partilhar observações e indicações.
Um dos participantes, Luis Duarte Vieira, salientou que o que chamou atenção é que há uma coesão presente no tamanho das partes, na métrica do texto, mas que ainda era preciso acordar entre os membros a padronização do texto.
Padre Auricelio Costa compartilhou que o trabalho que está sendo realizado para a construção das Diretrizes é muito rico e desafiador. Ele elogiou o conteúdo do texto, mas ponderou que ainda faltava acordar aspectos técnicos do texto.
Já a irmã Clotilde Azevedo, o Guilherme Maia Jr. e a irmã Maristela Ganassini sugeriram que fosse incorporado ao texto uma parte dedicada aos santos e santas que são importantes para a caminhada vocacional, além dos que já foram mencionados.
A proposta é que um grupo menor consolide o material até o final do mês de fevereiro para que uma segunda versão do texto seja apresentada tanto na reunião da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, nos dias 3 e 4 de março, em Brasília, quanto no encontro da coordenação nacional do Serviço de Animação Vocacional, a ser realizado de 6 a 8 de março, no Centro Cultural de Brasília.
A Comissão das Diretrizes
A Comissão que está elaborando as Diretrizes para o Serviço de Animação Vocacional do Brasil nasceu da Comissão de Subsídios do Ano Vocacional do Brasil. É composta pelos membros da Coordenação Nacional do Serviço de Animação Vocacional e por representantes de alguns regionais da CNBB.
(Fonte CNBB)