No domingo, 12 de março, foi realizada no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia (MG), a Missa Vocacional como parte do 1º Encontro de Seminaristas e do Ano Vocacional do Brasil. A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Guaxupé, Dom José Lanza Neto.
Durante o sábado, 11 de março, os seminaristas da Diocese de Guaxupé estiveram reunidos na paróquia de Santa Rita de Cássia e na colina de Santa Rita de Cássia, em um momento de espiritualidade e partilhas. O domingo, 12, foi aberto a toda comunidade como um dia dedicado aos vocacionados.
A programação iniciou às 08h com a acolhida dos seminaristas e vocacionados no Santuário, seguida de animação e oração vocacional e da Santa Missa presidida pelo bispo Dom José Lanza Neto. “Nos preparemos irmãos e irmãs para esse nosso encontro com Deus. Nessa liturgia nós queremos falar da nossa sede, da nossa busca constante do Senhor da vida”, iniciou o bispo.
A Missa Vocacional contou com a presença de cerca de 2,5 mil fiéis.
“Queridos irmãos e irmãs presentes aqui no Santuário de Santa Rita de Cássia, queridos familiares dos seminaristas, irmãos e irmãs que nos acompanham através dos meios de comunicação do Santuário. Queridos padres, queridos seminaristas, prezado Diácono, nós estamos fazendo a nossa caminhada quaresmal. Neste dia estamos colocando uma atenção especial. Nós estamos aqui peregrinando e dando enfoque ao 3º Ano Vocacional, que acontece no Brasil. Porque a Igreja do Brasil entende da necessidade de trabalhamos pelas vocações. Como nos dizia o Papa são João Paulo II, toda evangelização, atividade da igreja, tudo que nós fazemos tem como cume, tem como o ponto alto, a Eucaristia. Quando falamos de Eucaristia, estamos falando do padre, do sacerdote. Então, nada mais justo do que rezarmos pelas nossas comunidades, nossa Diocese, nossos seminaristas e pela juventude”, pronunciou o bispo Dom José Lanza Neto.
A Igreja do Brasil vive seu terceiro Ano Vocacional, um tempo intenso de evangelização com o espírito da Iniciação a Vida Cristã (IVC), segundo a inspiração catecumenal que introduz a pessoa na relação com Deus, com a pessoa de Jesus e na comunidade que também é missionária.
A escolha do tema e lema
O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”. Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.
“Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação” é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade”, disse a Comissão organizadora.
O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.