Primeira Virgem Consagrada da Arquidiocese de Mariana foi admitida à consagração no Domingo de Páscoa

consagracao-virgem-da-arquidiocese-de-mariana

Vivendo as alegrias pascais neste 3° Ano Vocacional, o arcebispo metropolitano de Mariana (MG), Dom Airton José dos Santos, realizou no Domingo da Ressurreição, dia 09 de abril, a consagração na Ordo Virginum de Neusa Severina dos Santos. Sendo a primeira Virgem Consagrada presente na Arquidiocese de Mariana, a celebração aconteceu na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção e contou com a presença de padres, religiosas, familiares e amigos de Neusa.

A Ordo Virginum (OV), ou Ordem das Virgens, é uma forma de vida consagrada presente na Igreja e que agora existe na Arquidiocese de Mariana a partir dessa primeira consagração. Segundo Neusa, ser virgem consagrada significa ser esposa de Cristo, pertencer só a Ele, fazendo o voto canônico da castidade. “Trata-se de um estado de vida a honrar a carne de Cristo, traduzido num Amor Esponsal. Somos chamadas a oferecer, com a nossa vida de trabalho, de oração, de apostolado, frutos da intimidade vivida com Cristo, ao mundo e à Igreja, como valor profético de antecipação do Reino dos céus e vigilante espera pela plena comunhão com o Senhor”, explicou.

As consagradas desta Ordem são mulheres que emitem um voto público de virgindade consagrada diante do bispo diocesano e, assim, são “misticamente desposadas com Cristo Filho de Deus e dedicadas ao serviço da Igreja” (CIC 604, §1).

Veja mais