No dia 26 de fevereiro, na Catedral da Diocese de São José dos Pinhais (PR), aconteceu o envio das comissões paroquiais formadas em vista do Ano Vocacional 2023 do Brasil. O trabalho recorda a temática “Vocação: graça e missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, tendo como texto iluminador a passagem de Emaús do Evangelho de São Lucas, que aprofunda o mistério da vocação de todo batizado.
O evento contou com a participação das comissões da maioria das paróquias da Diocese e teve início às 15h, com a acolhida e oração, motivadas pelo padre João Batista de Oliveira, que enfatizou a importância da continuidade da cultura vocacional. Também destacou as atividades das comissões paroquiais nos ambientes, atitudes e acompanhamento vocacional. Motivou para que as equipes participem do projeto “Agentes do Ano Vocacional” conforme a proposta da Regional Sul II da Pastoral Vocacional.
Houve momentos de reflexão sobre as diversas vocações que permeiam o âmbito da Igreja e da sociedade. Entre as reflexões, a vocação aos ministérios ordenados, que está a serviço de Jesus Cristo na Igreja, para promover a vida humana em sua integralidade e dignidade de filhos e filhas de Deus.
A reflexão sobre a vocação à vida consagrada, realizada pela irmã Sônia Francisca da Cruz, teve como destaque a importância da vida religiosa e consagrada e sua riqueza de dons. A partilha da vida acontece tendo como norte a vivência, o testemunho e a fidelidade aos votos de obediência, castidade e pobreza. Isso significa olhar para Jesus, presente nos mais necessitados assumindo a radicalidade do batismo, que se dá na doação de vida.
Irmão Hugo Depine, falou sobre a importância do testemunho da vida consagrada e no trabalho indispensável nos diversos âmbitos da sociedade. A doação da vida consagrada se dá pela vivência com fidelidade aos votos professados. Desse modo o verdadeiro amor ao próximo acontece. É o amor que reflete o amor de Cristo, uma atitude de comprometimento com o outro e a exemplo de Cristo deixar-se consumir pelo bem do próximo.
A reflexão sobre a vocação laical foi realizada por Viviane Damasceno, que falou da sua experiência de vida familiar e da sua vocação de leiga que acontece na prática do serviço, nas pastorais e movimentos, nos âmbitos comunitário e paroquial. É a colaboração indispensável de todos os leigos pelo Batismo, para que a missão confiada à Igreja, por Jesus Cristo, chegue a todo povo de Deus e concorra para a santificação e salvação da humanidade.
O encontro culminou com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori, que compartilhou o seu testemunho vocacional e o chamado ao sacerdócio. No final da celebração aconteceu a entrega do símbolo do Ano Vocacional às comissões paroquiais que se fizeram presentes.
Dias antes, na quinta-feira, 23 de fevereiro, a Comissão Diocesana do Ano Vocacional promoveu uma live para os membros das Comissões Paroquiais do Ano Vocacional 2023. Na oportunidade, a reflexão se deu a partir do texto-base do Ano Vocacional, passando pela organização das comissões paroquiais, com um olhar para as ações diocesanas e os encaminhamentos para os próximos meses.